Conheça Morretes, Paraná
A cidade que reúne história e natureza, apenas 70km de Curitiba, com belezas de encher os olhos e delícias de encher o estômago. Venha conhecer! Vamos viajar pelo Paraná? O nosso destino de hoje é um tesouro histórico entre a Serra e o Litoral! Morretes foi fundada em 1733 pelos jesuítas, sendo o caminho dos […]
A cidade que reúne história e natureza, apenas 70km de Curitiba, com belezas de encher os olhos e delícias de encher o estômago. Venha conhecer!
Vamos viajar pelo Paraná?
O nosso destino de hoje é um tesouro histórico entre a Serra e o Litoral! Morretes foi fundada em 1733 pelos jesuítas, sendo o caminho dos tropeiros até o litoral paranaense. Ela impressiona por seu charme de cidade pequena, com pracinha, coreto, casarões, feirinha com delícias caseiras, muita natureza e um prato cheio para aproveitar o bate-volta, ou passar uns dias curtindo a rotina e o ar puro da região.
E quando falamos prato cheio, vale também no sentido literal, com as delícias gastronômicas típicas incluindo uma dose cheia no copo também.
Quer conhecer um pouco mais? Confira as principais atrações de Morretes, desde as principais atividades junto à natureza, gastronomia, passeios, pontos importantes da cidade e aqueles eventos e festas que valem a pena curtir!
Estrada da Graciosa, a estrada mais bonita do Brasil
O trajeto para ir de Curitiba até Morretes já é um passeio incrível garantido! Isso porque, um dos acessos é a Estrada da Graciosa que atravessa a Serra do Mar, ligando as duas cidades. Ela segue a antiga rota dos tropeiros, por isso tem um grande valor histórico para o estado.
O título desse trecho não é exagero, não! Ela é de fato considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, pois passa por um trecho de preservação da Mata Atlântica. Por isso, os cenários são privilegiados, com muita natureza. São árvores, flores com destaque para as hortênsias que florescem no verão, morros cachoeiras e até a fauna vem dar um “oi” às vezes aos turistas.
Há duas formas de andar pela Estrada da Graciosa: de trem ou de carro/moto.
Piuí, lá vai o Trem!
Muito famoso na região e um dos trajetos mais procurados do país, o passeio de Trem entre Curitiba e Morretes é uma experiência de tirar o fôlego! A estrada de ferro passa em meio à Serra da Graciosa, em meio às rochas e túneis que formam cenários únicos. Você pode escolher entre as opções disponíveis, que podem conter a refeição, a escolha pela ida ou volta de trem (normalmente o segundo trecho é por outra forma de transporte) e até opções de open bar.
Confira algumas possibilidades de pacotes na Serra Verde Express.
No carro ou na Moto
O trajeto feito de carro é famoso pelas intensas curvas e os trechos de paralelepípedos que trazem uma emoção extra!
No caminho há várias paradas com churrasqueiras, entradas para cachoeiras, quiosques, que permitem aproveitar um pouco mais da linda paisagem. Mas, nada de se enrolar muito, hein, pois o nosso foco aqui é chegar em Morretes.
O que fazer em Morretes?
Por estar localizada em plena Serra do Mar, os passeios relacionados à natureza são muito procurados pela região, que vão desde os mais estruturados dentro de propriedades particulares como pousadas e restaurantes, aos trechos de acesso público ainda tranquilos como banhos de rios, até os mais radicais em trilhas pouco exploradas, cachoeiras, e o famoso Boia-Cross no Rio Nhundiaquara.
Alguns locais indicados para aproveitar a natureza da região é o Parque Ecológico Santuário do Nhundiaquara, o Ekôa Park, a Curva da Preguiça, o Recanto da Mãe Catira, a Pousada Dona Siroba, entre outras opções.
Ainda há a possibilidade de prática do montanhismo, no Pico do Morumbi, com vistas lindas e diferentes graus de dificuldade.
Passear pela cidade também é uma ótima opção, com vários cenários lindos e instagramáveis, lojinhas de artesanato, restaurantes, casarões antigos e comércios simpáticos.
Barreado: prato típico de Morretes
Se for até Morretes e não provar o tradicional barreado, com certeza a sua viagem estará incompleta! O Barreado é considerado um prato típico paranaense, mas, mesmo nomeado como um bem do estado, é em Morretes a sua maior cultura, originalidade e sabor. Trata-se de uma carne desfiada, bem temperada, que na receita original fica cozinhando por horas em uma panela de barro. A finalização do prato é na mesa, feita pelo próprio cliente, com farinha de mandioca. Os restaurantes mais tradicionais fazem a mistura para a demonstração, e o ponto perfeito é: ao virar o prato a mistura não pode cair. Várias cabeças de turistas já foram vítimas desse teste, e a sua pode ser a próxima!
O valor médio para provar o Barreado é de R$40 por pessoa. Na estrada e no setor histórico da cidade há vários restaurantes com a opção do prato, e você pode escolher qual mais lhe agrada.
Rota da Cachaça em Morretes
Outra marca registrada de Morretes é a cachaça artesanal, com várias opções para os adoradores da bebida, inclusive premiadas! Uma dica de passeio é a Rota da Cachaça, que leva os visitantes aos alambiques da região, para conhecer mais o processo e provar as suas versões mais especiais. Mas, atenção, se escolher por esse trajeto nada de dirigir, hein!
Festas e Eventos de Morretes
Além das atividades disponíveis aos turistas o ano inteiro, Morretes tem várias festas para todos os gostos, para curtir a cidade e um evento local cheio de programações, atrações e quitutes.
Confira a época de cada um e já se organiza para ir à próxima edição.
Festa da Cachaça: ocorre em janeiro no setor histórico da cidade.
Passeio Ciclístico: trajeto feito entre Morretes em Antonina no mês de março.
Feira Agrícola e Artesanal: exposição dos produtos típicos e artesanais da região no setor histórico durante o mês de maio.
Festa de São João Batista: festa religiosa de angariação para a igreja realizada em junho na região Ponte Alta.
Festival de Inverno: atividades artísticas e recreativas que envolvem os visitantes no mês de junho, acompanhadas de muita gastronomia no Setor Histórico.
Festa do Barreado: em setembro a cidade traz essa festa gastronômica, onde, além do barreado, o visitante pode provar outras iguarias como as cachaças e os doces de banana. Ocorre no Setor Histórico.
Com certeza Morretes é uma ótima opção para os dias de férias, o final de semana, ou até aquela folga fora de hora que você quer aproveitar. Se você está em Curitiba-PR, em menos de 70km (em aproximadamente 1h10) você chega lá. Vale a pena conhecer!
Quer conhecer mais do litoral paranaense? Leia os conteúdos sobre a Ilha do Mel e Guaraqueçaba!