Oktoberfest em Blumenau e no mundo! Conheça um pouco mais dessa festa

Conheça um pouco mais dessa festa de origem alemã, que conta com edições por vários países do mundo todo.

É só ouvir falar em Outubro que os festeiros de plantão já acendem o alerta da OKTOBERFEST CHEGANDO!

E se você acha que este é mais um jeitinho tipicamente brasileiro de aproveitar as programações do ano, é aí que você se engana. Em outubro o mundo inteiro é unido pelo brinde da Oktoberfest.

Índice

  • História
  • Para o Mundo
    • Nos Estados Unidos
    • No Canadá
    • Na Austrália
    • Na Argentina
    • No Brasil
    • Na Alemanha

Como a Oktoberfest começou? E por que outubro?

A Oktoberfest teve origem em Munique na Alemanha no ano de 1810, com a celebração do casamento do rei Ludwig I e a princesa Therese, em que foi convidado todo o povoado em uma festa no mês de outubro, por isso o dado nome Oktoberfest (do alemão Oktober – outubro e Fest – festa) anos depois. No ano seguinte do casamento, 1811, a festa ocorreu para promover a agricultura e economia da região da Baviera, o maior estado da Alemanha de onde Munique é a capital.

Curiosidade: A Baviera é a região com a maior concentração de fábricas de cerveja do país, sendo um destino turístico muito procurado por isso inclusive. Já entendeu, né, porque a cerveja é a personagem principal dessa festa!

E a partir de então a festa se repetia de ano em ano, e até passou a acontecer nos últimos dias do mês de setembro, para ainda aproveitar os dias mais longos e as temperaturas mais altas antes de outubro. Segundo nossas pesquisas, e considerando os anos da última pandemia, desde 1810 a Oktoberfest só não ocorreu 26 vezes, por motivos de guerra, crise ou pandêmicos.

De Munique para o Mundo

Com as imigrações alemãs, o povo levou consigo sua cultura, incluindo a tradição da Oktoberfest. E quem é que vai negar uma festa? Pode trazer mesmo!

Além da que a originou em Munique na Alemanha, e a de Blumenau em Santa Catarina aqui no Brasil que já conhecemos, há muitas outras edições em diferentes países e com diferentes tradições. Separamos algumas delas para contar um pouco mais aqui para você. Quem sabe não nasce aí um viajante à caça das melhores Oktoberfests pelo mundo? Chama a gente da Festa na Web que festar é com a gente mesmo!

Confira nos links, ao final, mais detalhes da Oktoberfest 2022 em cada um desses destinos.

Nos Estados Unidos – Cincinnati

Nos Estados Unidos há várias cidades que aderem à Oktober, mas a maior delas acontece em Cincinnati, que teve a sua primeira edição em 1976 e hoje reúne mais de 500mil visitantes todo ano e, além dos muitos litros de cerveja, a festa é marcada por dois momentos bem inusitados: o Baile do Frango que já premiou a festa com o título da maior dança de frango do mundo em 1994, pelo Guinness Book of World Records; e a Corrida dos Wieners, que são mais de 100 cachorrinhos da raça bassê que competem em uma corrida enquanto estão fantasiados de Cachorro-quente.

Acho que vale o evento!

No Canadá – Kitchener

Mudando de país mas sem trocar o idioma, vamos para Kitchener, uma cidade no Canadá que fica cerca de 80km de Toronto e é cenário de uma das maiores Oktoberfest do mundo! Fato esse pela herança germânica da cidade, que até 1916 era chamada de Berlim. Junto à Oktoberfest há a comemoração do Dia da Ação de Graças Canadense, e a soma das duas festas resulta em desfile de carros alegórico, comidas típicas, bandas e muita dança, coroação da Miss Oktoberfest e, claro, litros e litros da grande diva da festa, tudo para entreter os quase 1 milhão de participantes todos os anos.

Na Austrália – Brisbane

Partindo para a Austrália, a festa acontece em Brisbane onde os dois primeiros fins de semana do mês de outubro são tomados (ou bebidos) pelos grandes canecos de chopp, roupas, danças e comidas tipicamente alemãs. Ah, e não para por aí, durante a festa acontece a competição dos Homens Fortes da Baviera, que traz as seguintes etapas: comer Krapfen (rosquinha de geleia), corrida de jóquei, corrida de barril e cabo de guerra. Quem aí se atreve?

Na Argentina – Belgrano

Mas agora a Oktoberfest vai mudar um pouco de nome! Na pequena Belgrano, na Argentina, ela é a Fiesta Nacional de la Cerveza e não julgue pelo tamanho da cidade, pois a festa dura 10 dias com palcos para apresentações, carros alegóricos e o ponto alto: o Espiche – quando estouram um barril de cerveja em cima do palco que jorra cerveja e todos correm para tentar encher seus canecos, quando na verdade mais tomam um banho, mas o que vale é a diversão. Como a cidade é praticamente inteira temática, é praticamente uma pequena Alemanha na Argentina, qualquer passeio já lhe faz entrar no clima, e é um convite para aproveitar.

E, claro, elas não poderiam faltar!

A principal para o mundo: Oktoberfest em Munique

Como já falamos no início, tudo começou em Munique na Alemanha quando houve a celebração do casamento do Rei Ludwig I e a Princesa Therese em 1810. Desde então, a festa veio se repetindo durante anos até chegar no que é hoje: o maior festival folclórico do planeta. São mais de seis milhões de participantes que consomem mais de sete milhões de litros de cerveja durante os 16 dias de festa.

Mas, por mais que a quantidade de bebida seja muita, a Oktoberfest em Munique não se resume a ela. Há várias atrações, inclusive uma viagem no tempo com passeios do século 20, desfiles de carros alegóricos e trajes típicos, muitos pratos deliciosos e a premiação da melhor cerveja e de sua cervejaria.

Há muita cerveja, mas também há muita cultura envolvida!

A principal para o Brasil: Oktoberfest em Blumenau

Por mais que outras cidades tenham se dedicado à festa nos últimos anos, com atrações e estruturas bem legais, a maior Oktoberfest do Brasil ainda é a de Blumenau em Santa Catarina. Aliás, ela é a segunda maior do MUNDO, bem porque não dá para competir com a original, né? Aí já é pedir demais!

A Vila Germânica, onde a festa acontece, fica montada o ano inteiro como um ponto turístico da cidade, mas é durante os 17 dias de Oktoberbest é que a sua estrutura fica realmente lotada com mais de 700mil visitantes que vêm de todos os cantos do Brasil, para aproveitar a famosa festa.

Aqui também tem músicas, a comida, as danças, as roupas típicas, mas a cerveja/chopp acaba ganhando uma atenção extra, pois além das várias opções para venda, todas as noites os participantes podem se candidatar para participar do Campeonato Nacional de Bebedores de Chopp em Metro, no qual o objetivo é conseguir beber um metro de chopp inteiro sem derramar uma gota! O prêmio? Acho que quem ganhou nem lembra! Mas o que vale é a diversão.

Você vai para qual? Começar pela de Blumenau já está de bom tamanho. Depois já podemos sonhar grande com a maior e mais famosa do mundo em Munique, e depois ir se aventurando pelas demais ao redor do mundo. Festa e cerveja é o que não faltam!

E qualquer novidade a gente vem aqui contar para vocês!

Saiba mais sobre as próximas edições das festas citadas no texto nos links abaixo:

Oktoberfest Blumenau – https://oktoberfestblumenau.com.br/

Oktoberfest Munique – https://www.oktoberfest.de/en

Oktoberfest Belgrano – http://vgb.gov.ar/type-fiestas/oktoberfest-argentina-fiesta-nacional-de-la-cerveza/

Oktoberfest Brisbane – https://www.oktoberfestbrisbane.com.au/

Oktoberfest Kitchener – https://www.oktoberfest.ca/

Oktoberfest Cincinnati – https://oktoberfestzinzinnati.com/

Festas Tradicionais de Santa Catarina